O tempo vai passando e mais rápido do que podemos esperar, o nosso querido animal de companhia vai se tornando idoso. O que nos faz descansar e nos dá um certo alívio, é sabermo que hoje em dia a medicina veterinaria tem avançado muito também no nosso País. É assim possível, prolongar a vida dos nossos animais quer seja através da prevençao ou até mesmo do diagnóstico precoce de doenças graves.
Cães de raças grandes são considerados idosos a partir dos 7 anos de vida, cães de raças pequenas são idosos a partir dos 8 anos de vida.
É nesta fase da vida que ocorrem algumas alterações físicas e comportamentais, tal como em nós quando nos tornamos também idosos.Por exemplo a pelagem dos nossos cães idosos, vai se esbranquiçando, principalmente na face, muitos diminuem a actividade física e dormem mais tempo assim, como diminiu a sua necessidade de ingestão calórica.
Para isso, existem no mercado rações especificas para cães seniores, estas rações possuem menos gordura (para manutenção do peso)e mais fibras, menos proteinas(para não sobrecarregar os rins ),para além de grãos mais fáceis de quebrar, pois como todos percebem os dentes do seu amigo de 4 patas, também já não são os mesmos.A visão, a audição e o olfacto também se alteram com a chegada da idade.
O processo de envelhecimeto nos animais, assim como nos seres humanos, varia de acordo com cada individuo, o que vai garantir uma aparência mais conservada e um organismo mais saudável são com toda a certeza, os cuidados que ele receberá ao longo da vida.É muito importante uma alimentação cuidada, vacinas em dia e visitas períodicas ao seu veterinário, além de todo o AMOR e CARINHO.
Sem comentários:
Enviar um comentário