Este é Abilio um coelhinho branco que me ofereceram há 4 anos, quis que ele ficasse no Catl onde trabalho, no convívio com as crianças para partilharem o seu crescimento, a sua vida. Nunca tinha tido um coelho, não sabia como iria ser... mas o Abilio como lhe decidimos chamar, esteve sempre á altura, foi crescendo aqui no CATL, conhecia todos os espaços onde as crianças estavam...e como ficava feliz quando elas cá estavam... o seu comportamento mudava logo, invés de estar quieto nos seus cantos preferidos(casinha das bonecas, castelo e espelho do catl), corria por entre as crianças...quanto mais barulho elas fizessem, mais ele gostava de andar e passear no meio delas. Mas o que o Abilio adorava mesmo, era o Natal no Catl, ele achava que fazia parte daquele cenário branco junto á arvore de Natal que ele adorava mordiscar...e como ficava lá bem, uma moldura perfeita!
E tal nao foi a alegria sempre que o viamos a atirar com a boca brinquedos pequeninos ao ar,.
Enfim, eu acho que o Abilio nos ensinou que um coelhinho é um ser vivo que se lhe dermos oportunidade de partilhar a vida com ele, comporta-se como um verdadeiro aimal de estimação, higienico como um gato, inteligente como um cão, um ser vivo que sente, frágil que faz parte da natureza para usufruir da vida e não para ser comestivel...
E como todos riamos quando nos dias de Verão ele tombava de lado para dormir, parecia que desmaiava.
Quando esteve doente, portou-se sempre á altura e por isso a sua patinha recuperou e ficou boa depressa.
Ontem o Abilio faleceu,(tinha 4 anos) terminou a sua vida, como um ser vivo , tal como nós nascemos e morremos é assim a vida. Tenho a certeza que foi muito feliz pois, nem todos os coelhinhos tiveram a oportunidade de crescer com muito carinho, de fazer ás vezes asneiras, de ouvir o riso e o barulho das crianças, de ter um castelo, de ter uma casa de bonecas, de ter um espelho e de poder correr no meio de muitas crianças.
O Abilio é mesmo o melhor coelhinho do Mundo, como gritavam as crianças do CATL e ele...parecia que entendia...
Obrigada Abilio por teres partilhado a tua vida connosco...
Até breve...Abilio...Bi ...Bi meu coelhinho lindo!